81 8556-9864

NO AR

Sucesso FM 100.1

sucessofmrecife.com.br

Pernambuco

Pernambuco Celebra o Feriado da Data Magna em Homenagem à Revolução de 1817

Apesar de breve, a República deixou um legado inestimável e inspira o povo pernambucano até os dias atuais

Publicada em 05/03/24 às 12:16h - 753 visualizações

por Sucesso FM 100.1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Painel criado em 1967 pelo artista Corbiniano Lins retrata a Revolução de 1817  (Foto: Henrique Genecy/Arquivo Alepe)
Nesta quarta-feira (6), Pernambuco comemora o feriado da Data Magna, que remete à Revolução Pernambucana de 1817, um movimento que proclamou o estado como uma nação independente por 75 dias. O feriado foi instituído em 2017 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Revolução de 1817: Breve História

Em 6 de março de 1817, chegaram informações ao governador Caetano Pinto sobre uma iminente rebelião. O movimento começou quando líderes revolucionários foram presos, mas a situação mudou quando militares se uniram à causa. O assassinato do brigadeiro português Manoel Barbosa pelo capitão José de Barros Lima, conhecido como Leão Coroado, impulsionou a revolta.

O movimento evoluiu para as ruas, resultando na independência temporária de quatro estados nordestinos (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), que se uniram sob o nome Pernambuco.


A repressão à revolução pelas tropas de D. João VI foi extremamente violenta. Óleo sobre tela de Antonio Parreiras, século XX (Foto: Domínio Público)


Consequências e Repressão

Após 75 dias, as forças leais ao governo conseguiram sufocar a revolta, levando à punição severa dos líderes. Muitos foram condenados à morte, incluindo Leão Coroado, Domingos José Martins, e outros. As execuções foram seguidas por mutilações dos corpos como forma de dissuadir futuros levantes.

Como resultado, Pernambuco enfrentou a redução de seu território, perdendo a Comarca do Rio de São Francisco para Minas Gerais e, posteriormente, para a Bahia.

Feriado e Atividades Oficiais

A legislação estabelece que, em 6 de março, o Poder Público realize cerimônias como o hasteamento da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e a colocação de flores no Monumento aos Revolucionários, localizado na praça da República, bairro de Santo Antônio, no Recife.

Além disso, a data prevê anualmente, em março, a realização de Reunião Solene na Assembleia para a entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.

Observação: A celebração da Data Magna destaca a importância histórica da Revolução Pernambucana de 1817 na construção da identidade pernambucana.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

81 8556-9864

Visitas: 15013
Usuários Online: 27
Copyright (c) 2024 - Sucesso FM 100.1
Converse conosco pelo Whatsapp!