81 8556-9864

NO AR

Sucesso FM 100.1

sucessofmrecife.com.br

Grande Recife

Após Polêmica, Projeto de Restaurante em Formato de Zeppelin no Marco Zero é Suspenso; REC Cultural Anuncia Consulta Pública

Polêmica Intervenção é Adiada Após Reações Contrárias e Debate Público

Publicada em 15/03/24 às 12:09h - 769 visualizações

por Sucesso FM 100.1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Projeto do espaço cultural e restaurante em formato de zeppelin em prédios tombados no Recife  (Foto: Iphan / Reprodução)
Desde sua concepção, o projeto de um restaurante em formato de Zeppelin no Marco Zero do Recife gerou intensa polêmica. Agora, a proposta foi temporariamente suspensa, conforme anunciado pelo REC Cultural em nota oficial. A intervenção, que havia causado controvérsias, será reavaliada e submetida a uma consulta pública nos meses seguintes.

Audiência Pública Marcada para Avaliar Intervenção

Para esta sexta-feira, dia 15 de março, está agendada uma audiência pública com o objetivo de debater a ocupação da cobertura dos imóveis localizados nos números 23 da avenida Rio Branco e 58 da Marquês de Olinda. A decisão de suspender o projeto veio após a autorização inicial do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, Jacques Ribemboim.

Consulta Pública e Compromisso com a Transparência

Em sua nota, o REC Cultural expressou o compromisso com a transparência e a participação democrática da sociedade. A empresa afirmou que qualquer decisão futura relativa à ocupação da cobertura dos imóveis será precedida por uma consulta pública, garantindo que o processo seja legítimo e inclusivo.

Projeto de Grande Alcance Cultural e Arquitetônico

O REC Cultural pretende ser um centro multifacetado de arte, cultura, educação e lazer, abrigando exposições, aulas, cursos e outras atividades. O projeto também promete uma coleção impressionante de obras de diversos artistas pernambucanos, tornando-se um marco na transformação do Centro do Recife.

Conclusão: Diálogo e Planejamento Rumo ao Futuro Cultural

A suspensão temporária do projeto do restaurante em formato de Zeppelin no Marco Zero do Recife demonstra a importância do diálogo e da participação pública na definição do futuro cultural e arquitetônico da cidade. Com a realização da audiência pública e a promessa de uma consulta popular posterior, o REC Cultural reafirma seu compromisso com um processo transparente e democrático, visando alcançar uma solução que respeite o patrimônio histórico e as aspirações da comunidade recifense.


Confira a nota na íntegra


NOTA SOBRE O PROJETO REC CULTURAL

O REC CULTURAL tem como pilares principais a valorização da arte e cultura pernambucanas e a transformação de jovens e crianças por meio da arte e da educação. O espaço irá abrigar exposições, aulas, cursos, oficinas, workshops e outras atividades, contando com uma infraestrutura que segue as exigências dos parâmetros internacionais.

Localizado em um endereço icônico e com perspectiva de se integrar plenamente à cidade, o REC CULTURAL pretende ser um marco no processo de transformação do Centro do Recife. Estarão presentes obras de mais de quarenta e cinco artistas com nomes como Ariano Suassuna, Cícero Dias, Francisco Brennand, Tereza Costa Rego, Abelardo da Hora, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca, João Câmara, José Cláudio, Bajado, Gil Vicente, Maria Carmen, Guita Charifker e Montez Magno. Um grande espaço de exaltação à arte pernambucana em pleno Marco Zero do Recife.

Os edifícios, adquiridos pelo grupo entre os anos de 2022 e 2023, estarão integrados internamente, mas terão preservadas as diversidades de suas fachadas. Como o imóvel de trás tem 4 metros de altura a mais que o imóvel à beira do Marco Zero, foi pensada a implantação de um restaurante em formato de Zepellin que se projetasse por cima do imóvel da frente, garantindo ao visitante uma vista livre da Praça Rio Branco (Marco Zero) e do Parque das Esculturas. Trata-se da oportunidade de entregar à cidade o acesso inédito a uma de suas paisagens mais representativas.

Entendemos que a paisagem é algo que compõe o imaginário coletivo, sendo muitas vezes parte da identidade de uma cidade e de um povo, como é o caso do Marco Zero para a sociedade recifense. Dessa forma, vamos deixar para momento posterior a discussão com a sociedade sobre a ocupação da cobertura dos imóveis. Como todo processo de potencial alteração de paisagem, a ideia é que qualquer proposta que venha a ser levada adiante pelo REC CULTURAL seja fruto de um processo legítimo e democrático.

Como todo o processo de licenciamento perante os órgãos competentes foi levado adiante em bloco, o REC CULTURAL dará entrada na Licença de Instalação de todo o projeto aprovado nos próximos dias. No entanto, deixamos o compromisso público, por meio desta Nota e em audiência pública a ser realizada no dia 15 de março de 2024, que qualquer intervenção relativa à ocupação da cobertura ficará para depois e somente será realizada a partir de um processo de consulta pública que o REC CULTURAL pretende realizar nos próximos meses.

Seguimos firmes no nosso propósito de instalar o Centro Cultural, restaurar nossos imóveis no Marco Zero e de entregar à sociedade o acesso a todo o acervo sob nossa propriedade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

81 8556-9864

Visitas: 15019
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2024 - Sucesso FM 100.1
Converse conosco pelo Whatsapp!