81 8556-9864

NO AR

Sucesso FM 100.1

sucessofmrecife.com.br

Educação

Reitor da UFPE Critica Decisão do STF de Extinguir Bônus Regional para Ingressantes

Alfredo Gomes alerta para o impacto negativo na política de interiorização das universidades

Publicada em 15/08/24 às 12:20h - 791 visualizações

por Sucesso FM 100.1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Imagem aérea do Campus da UFPE, no Recife  (Foto: UFPE/Ascom/Divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, manifestou-se de forma crítica em relação à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o fim do bônus regional aplicado às notas do Enem para estudantes que concorriam a vagas nos cursos de graduação da UFPE via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O bônus regional, que visava promover a inclusão de estudantes pernambucanos nos campi da UFPE, oferecia um acréscimo de 3% a 10% nas notas dos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas regulares e presenciais no estado. A medida era aplicada aos cursos presenciais nos campi de Caruaru e Vitória, e seria estendida ao futuro campus de Sertânia, além do curso de medicina no campus Recife.

O STF decidiu pela inconstitucionalidade do bônus, alegando que a prática violava o princípio da igualdade, o que gerou preocupação e insatisfação na comunidade acadêmica. Em comunicado, Alfredo Gomes destacou o impacto negativo da decisão no processo de interiorização das universidades, uma política que visa levar ensino superior de qualidade para regiões fora dos grandes centros urbanos.

"O fim do bônus coloca em risco o sucesso da política de interiorização. Estamos muito preocupados com essa decisão. Nós almejamos e lutamos para consolidar nossa política de interiorização", afirmou o reitor, expressando temores de que a extinção da medida possa dificultar o acesso de estudantes do interior do estado à educação superior.



Alfredo Gomes também fez um apelo ao Congresso Nacional e ao Ministério da Educação para que intervenham na questão e proponham soluções que possam fortalecer a política de interiorização. "Almejamos que isso seja resolvido com a brevidade necessária para não colocar em risco uma política que tem muito êxito aqui no Brasil", completou.

O reitor da UFPE reafirmou o compromisso da instituição em continuar promovendo o ensino, a pesquisa e a inovação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, apesar dos desafios impostos pela recente decisão judicial.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

81 8556-9864

Visitas: 14983
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Sucesso FM 100.1
Converse conosco pelo Whatsapp!